quarta-feira, 11 de novembro de 2009
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
sábado, 3 de outubro de 2009
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Exposição de Origami em outubro no Parque de Itaipava
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Você está convidado.
Venha curtir o Primeiro Festival da Cultura do Japão em Petrópolis - Bunka -Sai !
Danças Típicas - Música - Teatro - Cinema - Exposições - Palestras - Oficinas de Origami - Culinária
De 04 a 13 de setembro de 2009 no Centro de Cultura, Universidade Católica de Petrópolis, Academia Brasileira de Poesia. A programação completa você encontrará em http://www.petropolis.rj.gov.br/
Danças Típicas - Música - Teatro - Cinema - Exposições - Palestras - Oficinas de Origami - Culinária
De 04 a 13 de setembro de 2009 no Centro de Cultura, Universidade Católica de Petrópolis, Academia Brasileira de Poesia. A programação completa você encontrará em http://www.petropolis.rj.gov.br/
Nos jardins do Museu Imperial - encontro de origamistas
Domingo, dia 30 de agosto. Tarde agradável: céu azul, barulho de água correndo de uma fonte e uma música tocada por um visitante com seu violão.
Origamistas do Movimento Livre de Origami (MLO- Rio) e do grupo Dobraduras da Serra (Petrópolis) tranformaram pedaços de papel em cachorros, borboletas, figuras geométricas, caixinhas nos jardins do Museu Imperial. Crianças e adultos reuniram-se reforçando o time.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Breve Histórico sobre o origami no Brasil
Acredita-se que no Brasil, a arte do Origami foi introduzida de duas maneiras: uma através de nosso país vizinho, a Argentina que possui muita influência da cultura espanhola e outra, através dos imigrantes japoneses que aqui vieram, a partir de 1908.
Na Argentina, uma das heranças culturais trazidas pelos espanhóis foi a tradição de dobrar papel, que na época foi influenciada pelos artigos escritos pelo filósofo espanhol Miguel Unamuno, que era reitor da Universidade de Salamanca. Mais tarde dois europeus emigraram para a Argentina: Dr. Vicente Solórzano Sagredo e Giordano Lareo que publicaram livros no final da década de 30 sobre o assunto. Estes conhecimentos acabaram se espalhando por alguns países da América do Sul.
Por outro lado, quando os japoneses emigraram para o Brasil, trouxeram com eles vários costumes japoneses que aqui procuraram preservar, entre eles, o Origami. Um destes imigrantes, chamado Takao Kamikawa, chegou com a família no ano 9 da era Showa para trabalhar nas fazendas de café.
Dizem que ele costumava aos domingos reunir as crianças na Fazenda Barracão na cidade de Bauru e com pedaços de jornais que ele ajuntava e cortava em quadrados, entretia a criançada com figuras como "damashibune, hakama, tsuru, etc". Trouxe consigo do Japão, um livro chamado "Konreikagami" de Matsuaki Futaba, da editora Dainipon Reisetsu Gakuin Shupan-bu sobre todo o cerimonial religioso do casamento, onde aparece o modo de dobrar algumas figuras como noshi e outros ornamentos feitos de papel ultilizados na cerimônia
Olá! Quer aprender origami?
Origami é considerado um ótimo exercício para a criatividade, para a concentração, para a mente como para as mãos, porque utiliza-se da harmonia dos hemisférios cerebrais de maneira agradável e leve.
Identificar formas, trabalhar a geometria, as cores é também auxiliar na aprendizagem. Com as figuras de animais e outras pode - se construir historias, dramatizações, poemas, ativando a criatividade e a inovação, proporcionando momentos de alegria e bem estar aos praticantes.
Para desenvolver a arte do origami, o praticante necessita de treinamento em atenção e paciência, de concentração, persistência e de ter em mãos um simples pedaço de papel, cortado com harmonia, com as dimensões corretas e dobrado de maneira que as marcas fiquem visíveis, corretas e alinhadas, seguindo um roteiro ou diagrama proposto, modificando-o ou criando algo novo.
O maior encanto pessoal com a arte do origami é o seu poder de transformação - com materiais simples e baratos pode-se criar e inovar produzindo objetos encantadores.
Assinar:
Postagens (Atom)