sábado, 22 de fevereiro de 2014

O Carnaval e o Origami

O Carnaval é uma grande festa que movimenta um grande número de profissionais. Não é só emoção e entretenimento, mas uma festa preparada por costureiras, marceneiros, coreógrafos, pintores, historiadores, arquitetos, decoradores, escultores que trabalham de forma voluntária ou remunerada. Muitos profissionais ficam envolvidos com a festa durante o ano todo, mas se dedicam integralmente nos meses que antecedem o evento.

O origami pode ser de grande utilidade num desfile de escola de samba, pois é possível produzir alegorias, adereços e fantasias. O papel, material que pode ser dobrado facilmente, serve de base para confeccionar peças em papelão, tecidos ou mesmo lâminas de metal.

Curiosidades:
1- Um lindo projeto: Uma Escola de Samba feita com dobraduras de papel
2-Você sabia que Oscar Niemeyer é autor tanto do traçado de Brasília quanto do Sambódromo, local onde as escolas de samba desfilam, ponto de culminância do Carnaval carioca.

3- Há vários tipos de origami, alguns bem simples feitos com tiras de papel, que lembram as velhas serpentinas que podemos construir tranças, estrelas, sanfoninhas até dobraduras bem complexas.
Com origami é possível construir máscaras de mão, gravatinhas, chapéus, arcos com borboletas, coroas, correntes, garras de bruxas e bichos, leques, galhardetes, espadas e tudo que você imaginar.

Sugestão: Que tal vocês dobrarem uma coleção de chapéus diferentes que podem ser utilizados como adereços em uma escola de samba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário